A cada dia que passa a tecnologia aumenta e nós ficamos cada vez mais conectados a elas.
Passamos horas em frente às telas, seja do seu celular, computador ou TV.
Embora isso aconteça regularmente, é de extrema importância alertar que o uso excessivo de telas é extremamente prejudicial, não somente para nossa saúde mental, como também para a saúde ocular.
O que as telas podem trazer de perigo para a saúde ocular?
Muito se fala na famosa “luz azul” emitida pelas telas, e é um assunto que realmente deve ser comentado e alertado.
A luz azul é uma faixa de luz visível de alta energia que pode penetrar profundamente nos olhos e afetar a retina.
Você com certeza já ouviu falar na famosa expressão “tudo em excesso faz mal” e isso é a mais absoluta verdade.
A utilização delas de forma desenfreada e sem o mínimo cuidado com os olhos pode ser irreversível no futuro.
Separamos alguns problemas que a luz azul pode trazer aos nossos olhos e saúde mental.
Fadiga ocular
A fadiga ocular geralmente acontece após o uso excessivo das telas e é caracterizada por sintomas como: olhos secos, vermelhidão, irritação e visão embaçada.
Degeneração Macular
A exposição prolongada à luz azul pode aumentar o risco de degeneração macular, uma condição ocular que pode levar à perda de visão central.
Síndrome Visual do Computador
Também conhecida como CVS, essa síndrome é caracterizada por sintomas como dores de cabeça, visão turva, olhos secos e cansaço visual, e é comumente associada ao uso excessivo de dispositivos digitais.
Distúrbios do Sono
A exposição à luz azul antes de dormir pode interferir no ciclo sono-vigília, suprimindo a produção de melatonina, um hormônio responsável por regular o sono.
Como proteger a sua visão
Pensando no seu bem estar, separamos ótimas dicas de como proteger os seus olhos e manter a saúde ocular em dia, sem precisar eliminar as telas e tecnologias da sua vida.
1. Reduza o tempo em frente às telas
Embora hoje em dia seja difícil desgrudar das telas, seja para entretenimento ou trabalho, é fundamental reduzir o seu tempo em frente a elas para reduzir os danos aos seus olhos.
Se o seu trabalho envolve o uso de telas constantemente, sabemos que é inevitável não ficar em frente a elas, então o nosso maior conselho é: reduza ou faça pausas.
2. Óculos com proteção
Se você tem o costume de usar óculos, experimente fazer lentes que contenham o filtro de luz azul. Essas lentes bloqueiam a luz azul e podem melhorar a sua saúde ocular.
Esse tipo de lente vem sendo amplamente recomendado por médicos oftalmologistas, visto que a luz azul dos celulares tem sido realmente prejudicial na maioria dos casos.
3. Ajuste o brilho das telas
Reduza o brilho dos seus dispositivos móveis, pois ao reduzi-lo, você também reduz a quantidade de luz azul emitida.
4. Cuidado com os olhos
É muito costume ficar concentrado em frente às telas e muita das vezes esquecemos da necessidade de piscar regularmente. Por isso, preste atenção se seus olhos estão secos e procure manter uma certa distância entre seus olhos e tela.
5. Faça exames
Fazer exames também é um fator importante, principalmente se você já estiver sentindo sintomas na sua visão que podem ser derivados do uso excessivo das tecnologias. Ao ir ao médico oftalmologista, você pode ter maior e melhores orientações de como cuidar da sua visão.
Concluindo
Em um dia a dia cada vez mais digital, é importante estarmos cientes dos impactos que a iluminação digital pode ter em nossa saúde ocular.
Cuidar da visão é extremamente importante e esses cuidados listados acima não devem ser ignorados. Adote esses hábitos saudáveis para que você possa desfrutar dos benefícios da tecnologia sem comprometer a sua visão a longo prazo.
Lembre-se sempre de cuidar dos seus olhos - afinal, eles são uma janela para o mundo.